Anfíbios
Anfíbios são vertebrados ectodérmicos, primitivamente quadrúpedes, com epiderme glandular e dependência da água para sua reprodução. Constituem um dos dois principais grupos de descendentes vivos dos primeiros tetrápodes do Devoniano, os primeiros vertebrados a desenvolver adaptações para respirar, sustentar-se, mover-se e perceber sons e odores transportados pelo ar sobre a terra, minimizando a perda de água. O outro grupo é constituído pelos amniotas: répteis, aves, e mamíferos que completaram a mudança para a terra desenvolvendo adaptações que os libertam da dependência da água para a reprodução.
Contribuições Biológicas
1. Estrutura esquelética resistente para sustentar o peso do corpo na terra e apêndices tetrápodes associados às cinturas pélvica e escapular para caminhar sobre a terra.
2. Sistema respiratório com pulmões e narinas internas pares (coanas), que permitem a respiração através da abertura nasal.
3. Circulação dupla com circuitos pulmonar e sistêmico funcionalmente separados e um coração com três câmaras. As veias e artérias pulmonares abastecem os pulmões e levam o sangue oxigenado até o coração.
4. Os receptores sensoriais aquáticos ancestrais foram modificados para a vida na terra. O ouvido, com membrana timpânica (tímpano) e estribo (columela), que transmitem vibrações para o ouvido interno, é desenhado para detectar sons transportados através do ar. a córnea tornou-se a principal superfície de refração de luz para visão fora da água, no lugar do cristalino; surgiram as pálpebras e glândulas lacrimais para proteger e lubrificar o olho. Um epitélio olfativo bem desenvolvido revestindo a cavidade nasal foi desenvolvido para detectar odores.
Características dos Anfíbios
1. Esqueleto em grande parte ósseo, com número variável de vértebras; costelas presentes em alguns, ausentes ou fusionadas às vértebras em outros; a notocorda não persiste; exoesqueleto ausente.
2. A forma do corpo varia bastante, desde um tronco alongado, com cabeça, pescoço e cauda distintos, até um corpo compacto e achatado, com cabeça e tronco fusionados e sem pescoço intermediário.
3. Usualmente quatro membros (tetrápode), ainda que alguns sejam desprovidos deles; os membros anteriores de alguns são muitos menores que os posteriores, enquanto em outros todos os membros são pequenos, membranas interdigitais frequentemente presentes, não há unhas ou garras verdadeiras; membro anterior usualmente com quatro dígitos, mas algumas vezes cinco ou até menos.
4. pele lisa e úmida, com diversas glândulas, algumas das quais podem ser venenosas; células pigmentadas são comuns, variando consideravelmente; não há escamas, exceto por escamas dérmicas escondidas em alguns.
5. Boca usualmente grande, com pequenos dentes na maxila superior ou em ambas; duas narinas abrem-se na parte anterior da cavidade oral.
6. Respiração através de pulmões, pele e brânquias em alguns, separadamente ou em combinação, brânquias externas nas formas larvais que podem persistir por toda a vida em alguns.
7. Circulação com coração de três câmaras, dois átrios e um ventrículo, e uma circulação dupla através do coração; pele abundantemente vascularizada.
8. ectotérmicos.
9. Sistema excretor constituído por pares de rins mesonéfricos; a uréia é o principal resíduo nitrogenado.
10. dez pares de nervos cranianos.
11. Sexos separados; fecundação principalmente interna nas salamandras e cecílias e externa nos sapos e rãs; predominantemente ovíparos ou vivíparos; metamorfose usualmente presente; ovos moderadamente providos de vitelo recobertos por uma membrana gelatinosa.
Classificação da classe Amphibia
Ordem Gymnophiona (Apoda): cecílias
- Corpo alongado;
- Membros locomotores e cinturas pélvica e escapular ausentes;
- Escamas mesodérmicas presentes na pele de alguns;
- Cauda curta ou ausente; 95 a 285 vértebras;
- Distribuição pantropical;
- Seis famílias, 34 gêneros, aproximadamente 160 espécies.
Ordem Caudata (Urodela): salamandras
- Corpo com cabeça, tronco e cauda;
- Sem escamas;
- Usualmente dois pares de membros iguais;
- 10 a 60 vértebras;
- Predominantemente holárticos;
- Nove famílias atuais, 62 gêneros, aproximadamente 360 espécies.
Ordem Anura (Salientia): sapos, rãs
- Cabeça e tronco fusionados;
- Sem cauda;
- Sem escamas;
- Dois pares de membros;
- Boca grande;
- Pulmões;
- Seis a dez vértebras incluindo o uróstilo (cóccix);
- Distribuição cosmopolita, predominantemente tropical;
- 21 famílias atuais, 301 gêneros e aproximadamente 3.450 espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário